sábado, 24 de abril de 2010

A FÉ


Quando passamos por alguma dificuldade a idéia principal e confortadora que vem à mente ou que nos aconselham é “ter fé”. Mas o que significa ter fé? Ou melhor, o que aprendemos desde criança sobre fé?
Desde cedo crescemos incentivados de que as coisas sempre podem melhorar, que devemos acreditar em nossa capacidade pra vencer obstáculos, que Deus é nosso refúgio e em quem devemos depositar nossa confiança. A parte mais complicada seria essa última, a de acreditar num ser que não vemos, não é palpável e que julgamos ser intocável, inacessível. O Todo Poderoso tomou ares de um Deus julgador, severo e até mesmo vingador. Quem não o segue, segundo a igreja, ao longo dos anos será sempre punido de alguma forma...tudo que acontece de errado na vida de alguém seria “castigo de Deus”.
Como um Deus que é amor seria capaz de castigar alguém? Que sentido faz isso? A fé está na confiança de que somos, acima de tudo, criaturas livres. Deus criou o homem e deu a ele liberdade. Essa liberdade, mal interpretada, fez com que surgissem as regras, as normas, as religiões, as hierarquias.
A religião, com o intuito de organizar esse Deus e falar em nome Dele, usa a lei para se fortalecer e controlar as pessoas de que precisa para sobreviver. Deus, ao contrário, nos dá a liberdade, em tudo, inclusive de agirmos e colhermos o que nossas ações geram. Se algo dá errado culpamos quem, na verdade, nos ama incondicionalmente e não o sabemos interpretar. Na verdade, Deus é simples: é amor. Independente de você querer ou não, Ele está por perto, o tempo todo, em qualquer situação.
A beleza da fé está em crer e sentir algo que não podemos ver. Ser confortado por um abraço que vai além da carne. É como o exercício do perdão. Perdoamos a mesma pessoa várias e várias vezes até que tiramos as mãos do pescoço dela. Perdoar não significa esquecer, como algumas pessoas pregam, mas livrar-se do sentimento da ira, da vingança. Tampouco ter de conviver próximo à pessoa que provocou o mal.
Diariamente nos deparamos com situações que vão de encontro à nossa fé. Quer sejam questões religiosas, problemas financeiros, problemas de saúde, sempre buscamos soluções antes mesmo de lançar a fé diante da questão. A fé de que as coisas vão se acertar, que a saúde vai se restabelecer...a fé de que você é capaz de produzir, conduzir e resolver a situação e, inclusive, a fé de que Deus está contigo, para o amparar, justificar, fortalecer e amar.
A falta de fé também é refletida na educação. O indivíduo que cresce num meio violento, por exemplo, não tem perspectiva de vida. O filho do traficante vai querer seguir os caminhos do pai, quer seja por conveniência ou simplesmente porque o meio não permite que vislumbre algo além do que ele vive cotidianamente. A fé, nesse caso, vem revestida do sentido da esperança, do sonho, do conhecer o que está além da realidade que lhe foi apresentada.
Acreditar, ter esperança e sonhar são requisitos da fé, além de confiar e apostar. Porém, acreditar, confiar e apostar não significa necessariamente ter fé, pois quem tem fé precisa nutrir um sentimento de afeição e até mesmo amor pelo que acredita, confia e aposta. Inclusive não precisa estar ligada a qualquer evidência racional. Quem sonha precisa acreditar e ter esperança de que será realizado. Quem deposita sua fé em Deus ainda leva a garantia de que não está sozinho na busca. Se for boa, Ele celebra contigo; se for ruim, Ele está presente para confortá-lo.
Uma ótima sugestão de leitura é A Cabana, do autor William P. Young. Uma linda história e diálogos esclarecedores entre os personagens: Mack, Deus, Jesus e o Espírito Santo.

Um comentário:

  1. Meu amigo more, vc sabe que sou suspeita p falar do que vc escreve,pq simplesmente AMO, mas esse texto tenho certeza que vc estava mais que inspirado. Que Deus continue te abençoando e fazendo de vc benção onde quer que vc ande. Bjs Te amo!

    ResponderExcluir