sexta-feira, 27 de maio de 2011

Casario de Muqui.


Olhando as edificações do sítio histórico de Muqui-ES, voltamos a um passado de riqueza, cultura e beleza. O casario, que começou a ser construído no final do século XIX em função de diversos ciclos econômicos, principalmente em torno da economia cafeeira, é considerado o maior sítio histórico do Estado em casas tombadas, com características de arquitetura eclética e detalhes próprios do neoclassicismo, rico em pinturas florais magníficas em suas paredes, além de muitos afrescos e jardins ainda preservados.
Essa pequena cidade é grande em cultura, abrigando um teatro, uma Academia de Letras e Artes, Conservatório de Música, Escola de Música, galeria de artes Monteiro Lobato, umas das mais famosas Fanfarras do país – Avides Fraga – , carnaval folclórico, Folias de Reis, além de belezas naturais e um povo acolhedor.
Em algumas das casas tombadas são realizados saraus abertos ao público, sempre com muita música e poesia e com a presença de artistas locais e convidados.
Outro atrativo é a belíssima igreja católica, com seu altar-mor pintado pelo italiano Giuseppe Irlandini, na década de 40.
Para os visitantes, além dos hotéis a cidade conta com o sistema de cama & café, oferecendo acomodações em algumas das casas tombadas, tanto dentro do perímetro urbano quanto em fazendas da região.
O casario de Muqui, sem dúvida, é uma das preciosidades do nosso Estado. Um retorno gostoso aos tempos dos bailes, das carruagens, vestidos, fraques e de um saudosismo gostoso de uma época um pouco mais tranquila e inocente.

Um comentário: